23 março, 2015

Pastor chama Lula para depor sobre o “exército de Stédile”

Comissão de Direitos Humanos aprova requerimento que convoca ex-presidente
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai ser convidado a prestar esclarecimentos na Câmara Federal sobre as declarações feitas por ele citando o Movimento dos Sem Terra (MST) como “exército de Stédile”.
O convite para o presidente foi aprovado pela Comissão de Direitos Humanos e Minorias e o ex-presidente poderá aceitar ou não comparecer no Plenário para ser interrogado pelos deputados.
O requerimento aprovado diz que a declaração de Lula incita uma guerra civil. “rata-se, na verdade, de uma ameaça que pode colocar em risco a segurança nacional e a soberania do Brasil.
stamos vivenciando um momento de grave crise política e social. Saber que existe um exército paralelo e perigoso à disposição e comando de grupos políticos gera risco à ordem social”, diz o texto.
O requerimento votado nesta quarta-feira (18) é de autoria do deputado Ezequiel Teixeira (SD-RJ) que questionada a seguinte fala do ex-presidente a respeito do MST: “Em vez de ficarmos chorando, vamos defender o que é nosso. Quero paz e democracia, mas também sabemos brigar. Sobretudo quando o Stédile colocar o exército dele nas ruas”.
Para quem não sabe João Pedro Stédile é o líder do MST, braço do Partido dos Trabalhadores que tem organizado pequenas manifestações pelo país em defesa da Petrobras e da permanência do PT no poder.
Ao falar que o líder do movimento social tem um “exército”, Lula deu margem para que os deputados ficassem preocupados com o que este movimento, conhecido por manifestações violentas, a ponto de acharem por bem cobrar explicações do ex-presidente.
“Somente às forçar armadas compete a defesa da pátria. Causa espécie a declaração de um ex-presidente que um dia fez um juramento de defender a democracia e as instituições permanentes, bem como o ato ilegítimo dirigido por representante de entidade”, diz o texto aprovado na CDHM.
Com informações O Globo

0 comentários:

Postar um comentário