08 abril, 2012

Púlpitos vazios


Púlpito é o lugar de onde o pregador do evangelho anuncia a palavra de Deus. Quando usamos o termo púlpito vazio, queremos dizer que certos pregadores não têm mensagem para o povo.
Isto nos faz lembrar certo caso que ocorreu nos dias do rei Davi, quando o seu filho morreu na batalha contra o seu próprio pai. Havia dois soldados seus, que desejavam levar-lhe a triste mensagem. Entretanto, só um deles estava em condições de fazê-lo, enquanto que ao outro foi dito: “Por que tu queres levar a nova ao rei, pois não tens mensagem?” O nosso Rei chamado Jesus Cristo foi morto; e essa Morte e Ressurreição o próprio Jesus ordenou que Seus pregadores divulgassem no mundo inteiro. Porém, nem todos os que se apresentam e ocupam púlpitos, têm mensagem adequada. Alguém disse que tambor vazio faz muito estrondo ou barulho: quanto mais vazio, tanto mais estrondoso é. Assim são esses pseudo-s pregadores do Evangelho. Por outro lado, há outros que não têm unção. E o povo, sai faminto, assim como entrou no templo. O assunto é muito sério, pois está em jogo a vida e a morte daquele que se considera ovelha de Cristo.
Diante disto, conclui-se alguma coisa desagradável. Esses pregadores dão impressão de que não conhecem a Deus, pois Jesus disse: “Conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará”. Como pregar a verdade, se não a conhecem? Outros demonstram a falta de vivência com Deus. Não se dispõem a gastar algumas horas em conversa com Deus. Outros não visitam as ovelhas do Senhor que lhes foram confiadas. Outros não lêem a Bíblia, não tendo assim uma visão global do plano de Deus para levar a mensagem salvadora de Deus. Não são amigos do conhecimento; não gastam algum tempo lendo livros de grandes homens de Deus que com Ele viveram. Portanto não estão em condições de dirigir ou apascentar o rebanho de Deus. A literatura religiosa nos ensina através de homens de Deus a nos tornarmos valiosos e úteis no ministério pastoral. Qual é o resultado disto? Senão ver os templos vazios, pois as ovelhas procuram outros pastos, pois não podem resistir à fome. Outros ainda acabam voltando para o mundo pecaminoso e perverso. Leiamos o que diz o profeta Jeremias 23:1e3: “Ai dos pastores que destroem e dispersam as ovelhas do meu pasto; eu mesmo recolherei o restante das minhas ovelhas”.
Mas, templos superlotados não significam necessariamente que estão recebendo a verdadeira mensagem de Deus; pois que, dificilmente combatem o pecado, a perversão e todo tipo de erro que Deus condena. Pregam eles a prosperidade econômica, dando mais ênfase ao enriquecimento  material do que espiritual, quando deveriam pregar a verdade que condena o pecador, e a verdade que o leva a ter um encontro de salvação, perdão e comunhão verdadeira com Deus. Por que não pregam contra o pecado? Talvez temendo o afastamento de seus ouvintes. Se lermos a história dos homens que viveram com Deus, tanto nos Evangelhos como no Antigo Testamento, entre os profetas, bem como nos tempos atuais, como esses valorosos servos de Deus enfrentaram e enfrentam perseguições; muitos deles foram sacrificados; tudo porque combateram o pecado, a injustiça e todo tipo de erro que desagrada a Deus. Não importa que alguém se afugente porque a mensagem não lhes deu sustentáculo na vida imoral ou pecaminosa; quando a ênfase deveria ser dada à salvação; como disse Jesus: “Não temais os que matam o corpo, e não podem matar a alma; temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno a alma e o corpo” (Mt 10:28).
O Senhor Jesus Cristo, gastou três anos preparando doze homens, para que fossem pregar o evangelho da salvação da alma. Enquanto preparava-os, realizou alguns sinais prodigiosos. A Sua ênfase sempre estava na salvação do pobre pecador; nunca, porém, Ele descuidou da saúde do corpo. E recomendou buscar primeiro o reino de Deus e a Sua justiça; e todas as coisas lhe seriam acrescentadas. Antes de efetuar a cura do paralitico de Cafarnaum, perdoou os seus pecados, não se importando com aqueles que não aceitaram esta maneira de tratar a pessoa do doente. Isto nos ensina então que devamos enfatizar ao pecador o abandono de suas iniqüidades sem esta ênfase, muita gente irá para o inferno com saúde e riqueza. Disse Jesus: “Que adianta ganhar o mundo todo e perder a sua alma?” Prezado pregador do evangelho: Você quer ver o templo de sua igreja repleto de pessoas salvas? Seja então um leitor apaixonado pela palavra de Deus; seja homem de oração, conheça a Deus, ame o seu semelhante como a si mesmo; e leia bons livros a respeito de grandes homens de Deus; e assim você será um homem com palavras vivificantes; e os que vierem para ouví-lo, sairão de almas sobremaneira alimentadas.
PR. TIMOFEI DIACCOV

0 comentários:

Postar um comentário